Dicas

Quando você fez seu último backup?

Se você já não se lembra, ou pior: se a resposta for nunca, é hora de criar este hábito!

As pessoas tendem a proteger tudo aquilo que é importante para elas. Para isto têm plano de saúde, fazem seguro de vida, seguro do carro, seguro residencial, etc. Tudo isto para ter tranquilidade nos momentos mais difíceis.
Então por que não ter esta tranquilidade também para seu site? Para isto existem os backups.

Fazer backups em sua conta é simples e rápido. Basta acessar o cPanel (painel de controle da hospedagem), clicar em “Backups” e fazer o backup desejado.

Vale lembrar apenas que um backup que é feito e armazenado na mesma estrutura onde seu conteúdo principal está, não é propriamente um backup. O ideal é que você mantenha seus backups em seu próprio computador ou salve-os em um servidor remoto. Assim em uma eventual emergência você pode restaurar seu conteúdo facilmente.


Mas a Innova não faz backups de meu site? Sim, nós fazemos backups periodicamente mas nem sempre poderemos lhe auxiliar nisto. Além de que a partir de um determinado número de restaurações, elas passam a ter um custo. Então se você pode fazer seus próprios backups facilmente e gratuitamente, por que não fazer? Não é mesmo?

Uma das situações em que não podemos auxiliar, por exemplo, é quando o cliente por algum motivo deixa de efetuar o pagamento da hospedagem. Assim depois de um determinado período, o serviço é cancelado e todo o conteúdo é permanentemente excluído de nossos servidores.
Então o que às vezes ocorre é que depois de algum tempo o cliente resolve reativar o site, mas ele não tem um backup próprio. E nem sequer pensou em fazê-lo, mesmo tendo esperado o serviço ser cancelado por falta de pagamento. E então todo o conteúdo que existia anteriormente foi perdido.

Outras situações em que um backup próprio é muito útil é quando você ou seu webdesigner está modificando o site, e acaba apagando algum conteúdo por engano. Se você tiver um backup próprio, você mesmo restaura estes arquivos facilmente.

Seu site é importante para você? Então que tal fazer um backup dele hoje?

Procure adquirir este hábito. Um backup semanal ou mesmo mensal pode fazer toda a diferença no futuro. E o melhor: É grátis e fácil!