Escolhendo seu domínio

O nome de domínio é o seu nome na Internet, a forma como as pessoas vão lhe encontrar e se lembrar de você ou de seu negócio. Se você possui uma empresa, tudo fica mais fácil: utilize o nome corporativo para estabelecer sua presença online. Mas em qualquer dos casos, seja em websites pessoais ou profissionais, a escolha do nome de domínio é fundamental e deve ser pensada muito antes da definição do site em si.

Um nome de domínio bem elaborado ajuda no posicionamento do site em mecanismos de buscas, diferencia-se dos demais, torna-se referência para os usuários de seu site e é o primeiro passo para a construção de uma marca de sucesso na Internet. Algumas práticas para registrar um nome de domínio relevante:

1-Escolha um nome de acordo com o assunto a ser tratado no site.
Não é regra, mas quanto mais óbvio você for, mais vai conseguir que os usuários memorizem seu site e retornem sempre que precisarem. Se você pretende falar sobre o Jaspion, verifique a disponibilidade de um domínio do tipo jaspion.com ou jaspion.com.br, por exemplo.

2-Utilize nomes curtos e de fácil entendimento.
Imagine a cena: você ao telefone com um potencial cliente, eis que ele pergunta o endereço de seu site para acessar informações mais detalhadas sobre seus serviços. Você diz: “Ah, anota aí: ballettchaicovsky.com.br”. Além de ser um nome extenso, é bem difícil de ser pronunciado; lembre-se que, uma vez na Internet, você está aberto a receber contato de todo tipo de público. Provavelmente, este potencial cliente vai entender uma letra errada, mesmo que você soletre, e não vai acessar seu site. Um nome razoável de domínio possui até 10 caracteres, em média.

Domínios nacionais e internacionais

3-Registre seu nome de domínio em diversas extensões.
Se você puder investir no registro de vários domínios para sua marca, pode protegê-la contra o uso indevido por possíveis concorrentes ou mesmo contra a infeliz coincidência de encontrar outra pessoa que adotou o mesmo nome para um site de assunto totalmente diferente do seu. As opções são várias, tanto entre nacionais quanto entre internacionais. Atente, porém, para o .com.br, é a extensão mais comum no Brasil. Além disso, você garante que, se seu cliente esquecer que seu site é .com, se ele acessar .com.br também vai chegar até você, desde que tenha registrado os dois tipos.

4-Registre variações do nome escolhido.
Uma idéia para garantir que mais pessoas acessem seu site é valer-se de seus próprios erros e registrar nomes de domínio variados. Por exemplo, o Google, sabendo que é um erro humano comum inverter algumas letras de uma palavra, registrou além de google.com, também goolge.com.

5-Evite utilizar acentos e “ç”.
Há algum tempo, o Registro.br liberou o registro de nomes de domínio com acentos e cedilha. Apesar desta nova flexibilidade, ainda existem navegadores que não estão adaptados para reconhecerem-nos como nomes válidos de domínio. Isto significa que, se algum cliente em potencial tentar acessar seu site a partir de um navegador que não oferece suporte à esta configuração de nome de domínio, não conseguirá visualizá-lo. Vale ressaltar que apesar deste tipo de registro ser possível, esta prática não tem sido muito usual. Há um conceito pré-estabelecido que domínios não contem caracteres especiais, então poucos adotam um domínio fora deste “padrão”.
Nomes de domínio podem conter, sem problemas, números e traços, mas não diferem letras maiúsculas de minúsculas.

Não registre domínios de marcas registradas

6-Não registre marcas protegidas.
Você pode descobrir que uma marca registrada conhecida não possui domínio registrado, mas não é por isso que você pode utilizá-lo. Além de ser anti-ético, as empresas estão munidas de advogados que podem lhe causar dores de cabeça por causa do uso indevido daquela marca.

7-Escolha a extensão mais apropriada.
No caso de domínios nacionais, você pode escolher entre uma ampla relação de DNPs disponíveis para diversas categorias de profissionais e instituições: de administradores a zoólogos, de empresas agrícolas a entidades diversas e até mesmo as novas extensões disponíveis para pessoa física, de acordo com as novas práticas de relacionamento da Internet: .blog.br (blogs), .flog.br (fotologs), .vlog.br (vídeologs) e .wiki.br (páginas de conteúdo colaborativo tipo Wiki). Nos domínios internacionais a lista também é extensa, e você pode registrá-los como forma de proteger sua marca e garantir maiores possibilidades de acesso a seu site.

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