Criando seu blog

Não importa se é um blog pessoal ou empresarial, o fato é que os blogs se tornaram ferramentas de comunicação muito importantes na internet. Conquistaram seu espaço devido à sua versatilidade e facilidade em se criar. E vieram pra ficar.

Para você que deseja criar seu blog, separamos algumas dicas e informações úteis para esta jornada:

1-Blog grátis ou em uma hospedagem própria?
Uma das primeiras dúvidas que surgem, é sobre a questão do blog grátis ou com hospedagem particular.
Existem na internet diversas plataformas de blog com hospedagem grátis, entre elas as que se destacam são o Blogger e o WordPress. Ambas plataformas são de fácil acesso e com sistema bastante intuitivo, então a dúvida que surge é: por que contratar uma hospedagem particular?
A resposta é que existem muitas diferenças entre os dois modelos de hospedagem. Alguns que precisam ser destacados são:

-Endereço do blog
Criando seu blog em ferramentas grátis, o endereço do seu blog fica atrelado ao nome do sistema que você está utilizando. Exemplos são nomedoseublog.blogspot.com ou nomedoseublog.wordpress.com
Isto significa que o endereço de acesso ao seu blog vai ficar poluído. Será um endereço muito extenso e dificultará a memorização do mesmo.
Na hospedagem particular isto não ocorre. Você poderá facilmente definir um domínio próprio deixando o endereço do seu site muito mais acessível. Exemplo: nomedoseublog.com.br

-Recursos e opções limitadas
Por ser um serviço grátis, os sistemas são disponibilizados com uma série de limitações.
Você só poderá utilizar alguns poucos templates (temas) que são oferecidos e as opções de gerenciamento e personalização são bastante limitadas.
Na hospedagem própria, não. Você terá acesso a milhares de templates prontos, poderá criar seus próprios temas e terá acesso a um nível de personalização totalmente novo. É um nível muito acima da hospedagem grátis.

-Estabilidade e segurança
Na hospedagem gratuita você ficará sujeito às regras e políticas do sistema que estará utilizando (Blogspot ou WordPress.com, por exemplo) e se decidirem que seu blog não se enquadra no que eles propõe, você pode ter seu conteúdo removido sem qualquer aviso prévio.
Na hospedagem particular você tem muito mais segurança! Alem de uma maior liberdade de conteúdo, você poderá realizar backups de seu blog e poderá movê-lo para outra hospedagem a qualquer momento, sem complicações.

-Criação de e-mails personalizadosCrie e-mails personalizados
Esta é uma opção que só está disponível na hospedagem própria.
Você poderá criar múltiplas contas de e-mail @seublog.com.br e disponibilizá-las para seus colaboradores, amigos, etc.
Tudo de maneira simples e rápida!

Se você optou pela hospedagem particular para seu blog, aqui vão outras dicas:

2-Escolha do domínio
O domínio é o seu endereço na internet. Na verdade, mais que isso: A escolha de um domínio pode contribuir muito para o sucesso do seu blog, ou fracasso. A escolha deste item é muito importante!

Você pode utilizar nosso sistema de busca de domínios clicando aqui, para verificar se o domínio que você deseja está disponível.
Recomendamos também a leitura das dicas que separamos para você escolher seu domínio da melhor maneira possível. Clique aqui para ler nosso artigo sobre o tema.

3-Escolha da hospedagem
Este é outro ponto muito importante. Escolher a hospedagem certa para o seu blog define como ele será visto pelo mundo.
Escolha uma empresa com um sistema de qualidade,  garantia de uptime (disponibilidade do seu blog) e segurança para seus dados. Nós cumprimos estes requisitos e vamos além: oferecemos muitas outras vantagens. Consulte nossa página de planos e contrate agora mesmo a hospedagem do seu blog conosco!

4-Escolha da plataforma
Existem na internet centenas de plataformas de blog disponíveis, como:
-Wordpress
-b2evolution
-LifeType
-Dotclear
-Textpattern
-Nucleus
-Serendipity
-Open Blog
-eggBlog
-Pixie

Entre uma infinidade de opções.

Cada sistema tem suas qualidades e particularidades, mas o sistema mais recomendável e utilizado é o WordPress.
WordPress instalado em uma hospedagem particular oferece uma gama de opções e personalizações (temas, plugins, etc) que está em um nível muito acima dos demais (incluindo de sua versão gratuita do WordPress.com).
Com ele você terá uma poderosa ferramenta, capaz de criar desde o mais simples blog até portais com enormes quantidades de conteúdo.

Contrate hoje mesmo a hospedagem do seu blog conosco!
Clique aqui para acessar nossos planos e tenha acesso à melhor hospedagem de sites que seu blog pode ter.

Compartilhe: